Centro Cívico da Paróquia de S. Mamede de Vilarinho
As fotos que vão observar demonstram que vale a pena visitar a paróquia de Vilarinho. Além da beleza que vão verificar, oferece o parque de merendas e uma churrasqueira com o essencial para se prepararem saborosas iguarias. Brevemente , vai ter um espaço coberto com bancos de madeira, além das mesas que já existem ao ar livre, e vedado em vidro e outros materiais.
A Capela de Santa Luzia também está disponível para qualquer evento.
A reserva dos espaços pode ser feita pessoalmente ou através do telefone: 919415568 (Salvador de Sousa). Caso haja ocupação do espaço sem reserva, é dada a preferência a quem marcou previamente. Há sempre maneira de solucionar o problema, mas quem escolhe é sempre quem marcou.
Sejam bem-vindos.
Visitem Vilarinho já nos próximos dias 24 e 25 do corrente. Venham ver a Solenidade dos Passos com o programa que se segue:
Nos dias 24 e 25 de março, vai realizar-se, em Vilarinho Vila Verde, a Solenidade dos Passos, celebração religiosa cujas origens remontam ao século XVIII.
As cerimónias principiam às 21h do dia 24 de março, na Capela de Santa Luzia com recitação do terço. Logo a seguir, os fiéis sairão em procissão em direção à Igreja Paroquial, onde haverá um sermão. Neste mesmo dia, pelas 21h45m, decorrerá uma dramatização que retrata a despedida entre o Senhor dos Passos e Nossa Senhora.
No domingo, pelas 11h, decorrerá, na Capela do Senhor da Cana Verde, a Bênção de Ramos, seguindo-se uma procissão até à Igreja Paroquial, onde se realizará a Eucaristia Dominical que será transmitida pela Internet, através do sítio “www.vilarinho-vilaverde.pt”.
O Sermão do Pretório, agendado para o dia 25, às 16,30h de domingo, marcará o início da Procissão dos Passos. Durante a tarde os fiéis poderão ainda assistir ao Sermão do Encontro com vários momentos de encenação, realçando-se a Verónica que, depois de limpar o Rosto de Jesus, Lhe dirige palavras de compaixão e de conforto.
As cerimónias findam com o Sermão do Calvário, na Capela de Santa Luzia, tendo como cenário as figuras da Paixão que integraram a procissão. Durante este sermão, o Centurião Romano não permite que ninguém se aproxime de Jesus Crucificado, nem mesmo a pedido do pregador. No entanto, após alguma insistência, acaba por se render e deixa sepultar o Corpo de Jesus.
Na Sexta-Feira Santa, 30 de março, decorrerá, como já vem sendo hábito nos últimos anos, a Via-Sacra interparoquial (Atães, Barros, Codeceda, Penascais e Vilarinho) no Monte das Oliveiras. As cerimónias vão ter início na Igreja Paroquial com uma pequena oração, iniciando-se a caminhada até ao local, sendo, a meio do percurso, recitado o terço junto aos painéis dos Mistérios Dolorosos.
A Via- Sacra termina com o enterro do Senhor.
Sermão ECCE HOMO no sábado à noite
Procissão da noite (sábado)
Interior da Capela de Santa Luzia
Recitação do Terço antes da saída da Procissão ECCE HOMO
Parte frontal do adro requalificado da Capela de Santa Luzia (Imagens de São João Evangelista e de Nossa Senhora das Dores)
Lago adaptado para o Jardim Getsémani. Vão ser colocados, nas margens, os três apóstolos e os outros nove no exterior
Parte frontal do início dos escadórios com dois soldados romanos

Jardim das Oliveiras à noite
Parque de merendas
Churrasqueira
Convidados: Presidente da Câmara, Dr António Vilela, e Eng. Tiago
Convívio
Interior da Capela do Senhor do Horto
Interior da Capela do Senhor do Encontro
Um dos Calvários
Monte das Oliveiras
Obra finalizada do Senhor do Horto
Calvário do Senhor do Horto
Parque de merendas à noite
Vista geral, à noite, da obra do Senhor do Horto. Ligação da Capela do Senhor do Horto com o Calvário adjacente e a Capela do Senhor do Encontro
A Verónica dirige umas palavras à multidão
Cenário na Capela do Calvário
Cenário na Capela do Calvário
Vista geral dos Escadórios com os principais Passos da Vida de Cristo
Sejam bem-vindos.
Salvador de Sousa
Parabéns uma obra espectacular, parabéns. A procissão do Senhor dos Passos, este ano não pude ir, com muita pena. Beijinhos para todos
Muito obrigado, D.a Maria do Carmo.
Salvador de Sousa