Em Vilarinho Vila Verde
A família de Rosa de Araújo e Sousa festejou o seu centésimo aniversário natalício
No dia 1 de fevereiro, os sobrinhos de Rosa de Araújo e Sousa festejaram o seu centésimo aniversário na sua casa paterna, no lugar de Real, paróquia de Vilarinho, Arciprestado de Vila Verde, com a presença do Presidente da Junta, Carlos Ferraz, da Secretária, Marlene Bernardes, do Tesoureiro, Hilário Marques, do Presidente da Assembleia de Freguesia, Adelino Oliveira, do Presidente da ATAHCA, Prof. Mota Alves, dos familiares mais próximos e muitos amigos de diversas localidades.
Presidiu à Eucaristia o Pároco da Paróquia de Vilarinho, Padre Miguel Tulumba, sendo concelebrada pelos Padres Adelino Sousa, Pároco de Rio Caldo e Capelão do S. Bento da Porta Aberta, e Fernando Bento de Sousa, Pároco de Moimenta (Covas) e de outras paróquias do arciprestado de Terras de Bouro. A missa foi celebrada na residência da homenageada, com a devida autorização de Sua Excelência Reverendíssima Sr. Dom Jorge, Arcebispo Primaz de Braga, devido à sua incapacidade para se deslocar à Igreja Paroquial de S. Mamede de Vilarinho.
O sobrinho, Salvador de Sousa, usando da palavra no momento próprio, da missa, referiu: «Nós, sobrinhos e restante família, estamos aqui alegremente, para celebrar a longevidade que Deus concedeu à nossa tia. Nunca esqueceremos o acolhimento e a ajuda que sempre tivemos desta nossa segunda mãe. Neste momento, não sabemos o sentimento que ela tem em relação a nós e a toda esta celebração, mas sentimo-lo nós em relação a ela e Deus está aqui connosco, com certeza, com a Sua Mão Bondosa a abençoar a nossa tia e a todos aqui presentes,
Rosa de Araújo e Sousa nasceu no dia 30 de janeiro de 1920 na habitação onde está, neste momento, a residir e onde decorreu toda a celebração do evento, sendo batizada no dia 8 de fevereiro do mesmo ano. Foram seus padrinhos António Maria Marques e esposa Rosa Maria de Araújo, tios do falecido Padre António Marques, anterior pároco de Valdreu.
Acompanhou, como governanta, o seu irmão, Padre Salvador Araújo de Sousa que foi nomeado pároco de Reboreda, Vila Nova de Cerveira, em 1941, logo a seguir à sua ordenação, permanecendo, nesta terra do alto Minho, até ao ano de 1946, altura em que o seu irmão foi nomeado pároco da paróquia de Santa Eulália de Sande. Casou, no ano de 1959, com Amaro Antunes da Cunha, passando a residir na Casa de Santar na paróquia de Vilarinho, onde explorou, com o marido, o comércio de mercearia, taberna e petiscos. O Padre Salvador continuou em Sande até 1979, altura da sua incapacidade para continuar com a paróquia, vindo para ser amparado, na sua casa paterna, pela família, falecendo no ano de 1981.
Rosa de Araújo e Sousa regressou à casa que “a viu nascer”, no ano de 2004, para receber, também, o amparo da família. Neste momento, está a ser cuidada pela sobrinha Rosa da Luz Sousa, tendo o apoio do seu marido, Diamantino Marques, dos restantes sobrinhos e seus cônjuges.
A homenagem terminou com um almoço convívio, no mesmo local, servido pelo Restaurante Martinho com os parabéns e com os brindes próprios destas cerimónias.
O sobrinho, Salvador de Sousa


Grupo Coral da Paróquia de São Mamede de Vilarinho Vila Verde





































>É bonito de salientar que desde a Igreja Diocesana até à sua freguesia, passando pela Igreja local, familiares e amigos reconhecerem na Dona Rosa de Sousa uma pessoa de bem;
>Tal como diz o Evangelho, “Os últimos serão os primeiros” e aqui está o exemplo evangélico nesta festa natalícia;
>A Igreja Católica bracarense deu aqui um bonito exemplo do que o Papa Francisco vem apregoando: “O sair para as periferias!”E que falta fazem estas iniciativas.
Viva Salvador.
Não podias ter oferecido melhor prenda à tua tia, na celebração do seu centenário.
Bonita idade e a mais linda prenda.
Abraço.
Parabéns à Sra. Rosa Centenária e parabéns ao Caro Companheiro Salvador e sua Irmã Alice sobrinhos da Tia aniversariante Rosa de Araújo e Sousa. Organizaram uma bela homenagem merecida. Um Abraço de Parabéns.
Parabéns à homenageada e a todos os familiares, em especial ao amigo condiscípulo salvador.
Uma braço especial para o Salvador, esposa e demais família,
Acácio