Procissão dos Santos Passos de Vilarinho Vila Verde no dia 14 de abril de 2019

 

Realizou-se, mais uma vez, a Solenidade dos Passos em Vilarinho. Tradição de vários séculos. Este ano um “mar de gente” visitou Vilarinho.

Os peregrinos têm agora um amplo recinto para poderem assistir a todas as cerimónias com um certo conforto. Muitos locais com bancos, zonas verdes, adros espaçosos, escadórios com assentos laterais, etc para as pessoas poderem usufruir desses espaços, escolhendo os que melhor lhes aprouverem. Há uns anos atrás, havia apenas a estrada e os caminhos municipais.

Agora, apresento as fotos da Procissão principal e cerimónias respetivas do Senhor dos Passos do dia 14 de abril.

Fotos de Carlos Pinheiro

Texto de Salvador de Sousa

Preparação da Procissão na Igreja Paroquial Início das cerimónias com o Sermão do Pretório

Orador – Padre Manuel Moreira                        Orador narra o julgamento de Cristo Figuras alegóricas aguardam a saída do cortejo do Pretório Saída do Cortejo com Jesus condenado à morte

Cortejo vai parar, no Encontro, para Nossa Senhora se encontrar  com o Seu Filho

Uma multidão acompanha o cortejo

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

Outros peregrinos estão espalhados pelos recintos do Monte das Oliveiras, escadórios, parque de merendas, adro de Santa Luzia…

Nossa Senhora ao encontro do Seu Filho
Encontro narrado pelo orador

SONY DSC

Nossa Senhora vais acompanhar o Seu Filho no caminho para o Calvário

A Verónica aparece e consola Cristo, limpando-Lhe o Rosto
A Verónica mostra o Rosto de Cristo gravado no seu véu

A verónica fala para a multidão, revoltada com o que encontrou

 

Figuras alegóricas que acompanharam o cortejo. Por detrás do pano, está todo o cenário do Calvário que se vai ver quando o orador assinalar a Morte de Cristo.

Cenário do Calvário com José da Arimateia e Nicodemos com as escadas para retirarem o corpo de Cristo, mas o Centurião não autoriza

O narrador insiste para que o centurião se renda e deixe sepultar o Corpo de Cristo
Centurião arrependido, vai render-se

Bênção final

No final, um Catering servido pelo restaurante Martinho para todos os convidados e oferecido por Salvador de Sousa e esposa, como tem sido hábito,na sua casa.

Publicado por

Salvador Sousa

Licenciado em Filosofia; Prefeito, durante cinco anos e uns meses na Oficina de S. José de Braga; Professor aposentado; Ex- vereador da Câmara Municipal de Vila Verde; Elemento da direção da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde; Direção de alguns jornais e revistas; Coordenador da Solenidade dos Passos de Vilarinho, assim como de todas as obras da contextualização da Paixão de Cristo nos Escadórios e em toda a sua zona envolvente desde a Capela de Santa Luzia até à Capela do Senhor do Horto; Um dos fundadores/coordenador da Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Vilarinho; Outras...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *